quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A história do Brasil nas ruas de Paris

Sou o tipo de pessoa que, antes de viajar, faz um apanhado de tudo o que merece ser visitado. É claro que é muito bom ter aquela sensação de se descobrir num lugar desconhecido, mas muitas coisas interessantes podem passar despercebidas se confiarmos apenas nos nossos passos.

Um dos meus sonhos (e de grande parcela da humanidade!) é conhecer Paris, "la plus belle ville du monde", como diz a canção. Um dos meus estímulos é o estudo de francês, mas, também, poder estar na "capital do mundo", palco de grandes fatos históricos e lar de ilustres personalidades. Ir a Paris já tem a sua graça, mas ir a Paris com uma bagagem cheia de curiosidades sobre seus monumentos e traçado, é muito mais interessante.

Como disse Manuel Bandeira, quem vai a Paris, volta cheio de Paris. Mas, o que muita gente não sabe, é que uma ida à Cidade Luz pode desvendar muitos segredos sobre a origem do próprio viajante. Foi o que descobri com a leitura do livro "A história do Brasil nas ruas de Paris", publicado no ano passado pela Casa da Palavra. Seu autor, o brasileiro Maurício Torres de Assumpção, residente em Paris há alguns anos, teve sua atenção despertada para certos detalhes nas ruas da capital francesa. Aqui e acolá, o nome de uma personalidade brasileira despontava numa placa ou monumento da cidade e, por trás de suas "pedras empoeiradas", ele descobriu que havia muitas histórias pitorescas e emocionantes carregadas de essência humana. Aprofundando-se em suas pesquisas, Assumpção decidiu, por fim, registrá-las em livro, para nossa sorte!

A capa do livro e uma pequena contribuição minha.

"A história do Brasil nas ruas de Paris" trata de fatos da história brasileira que, vão muito além de uma simples relação com a capital francesa, mas que foram responsáveis por deixar a marca do Brasil nos anais da França. Assumpção narra 200 anos de história, desde o início do século XIX até os dias atuais, desvendando curiosidades sobre Paris e, de quebra, fornecendo muita informação sobre a formação de nosso país e a criação de sua imagem no exterior.


O livro é dividido em sete capítulos, cada um responsável por um tema ou uma personalidade brasileira que revela "a saga dos brasileiros que deixaram seu legado na cidade de Paris – seja um legado concreto, literalmente, como o de Oscar Niemeyer; ou contribuições para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, como fizeram D. Pedro II e Alberto Santos Dumont; ou, ainda, uma melodia no coração dos parisienses, cortesia de Heitor Villa-Lobos."

Nas quase 500 páginas, Assumpção narra com propriedade e com muitíssimos detalhes as histórias fascinantes dos monarcas D. Pedro I e II, as esquisitices dos positivistas, as invenções mirabolantes de Santos Dumont, a formação de Villa-Lobos e os talentos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Acabamos por conhecer as histórias da França e do Brasil e, também, a biografia desses personagens que, de tão ilustres, acabam se tornando distantes de nós; seus nomes há tanto tempo fazem parte de nosso cotidiano que, às vezes, nem sabemos ao certo o por quê da veneração que a eles é disposta.

Além do conteúdo, que é de fácil assimilação, devo destacar a diagramação do livro. As páginas com as notas, por exemplo, se encontram ao fim de cada capítulo, mas são de cor diferente, o que facilita (e muito!) na hora de buscar as referências. Há também fotografias belíssimas que ilustram as principais curiosidades e QR Code's para agilizar na busca de um vídeo no Youtube. No entanto, acredito que o principal diferencial do livro é dispôr, de forma simples e clara, os endereços de todas as locações citadas no livro. Assim, além de narrar sobre os principais fatos da relação entre Brasil e França, o livro se torna uma espécie de guia para o turista brasileiro que poderá visitar os locais citados com extrema facilidade, pois o autor disponibiliza todas as informações possíveis, desde o endereço e como chegar até lá, além dos dias e horários em que estarão disponíveis.

Devo ressaltar que tamanha abordagem se fez através de uma pesquisa a muitas instituições, como museus, bibliotecas e arquivos, além de entrevistas, e com base numa bibliografia bem fundamentada que conta com nomes de historiadores renomados, como José Murilo de Carvalho e Lilia Moritz Schwarcz.

A leitura desse livro foi agradabilíssima e, tenho certeza, que quando eu tiver a oportunidade de estar na Cidade Luz, a "flanêrie" por suas ruas será muito mais proveitosa e emocionante. Portanto, o livro está mais do que recomendado: é uma obrigação aos amantes de Paris! Espero que muitos possam ter a oportunidade de viajar nessa aventura sem fim, afinal, a história continua! À bientôt, mes amis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário