quarta-feira, 25 de junho de 2014

O olhar de Jaroslava

Caro(a)s leitore(a)s,

No post passado falei um pouquinho sobre o título do blog. Hoje, ainda em ritmo de introdução, vou tratar da imagem que ilustra o cabeçalho da página.

A ilustração é um fragmento da obra intitulada “Retrato da filha de Mucha, Jaroslava”, confeccionada entre os anos de 1927 e 1935 pelo artista tcheco Alphonse Maria Mucha (1860-1939), ou simplesmente, Alphonse Mucha. Desde fins do século XIX, ele é considerado um dos expoentes do estilo Art Nouveau, tendo realizado inúmeras pinturas, desenhos, cartazes publicitários, fotografias, esculturas e joias. A maioria destes trabalhos se encontram expostos no Mucha Museum, em Praga, mas muitos deles são disponibilizados para exibições em galerias ao redor do mundo. Que eu saiba, o Brasil ainda não recebeu nenhuma dessas obras e, então, só nos resta torcer para que um dia nos presenteiem com essas obras-primas!

Jaroslava, a primeira filha de Mucha, nasceu no ano de 1909 em Nova York. Ela foi retratada em diversos trabalhos do pai, não só porque posava para ele, mas também porque o auxiliava como assistente técnica (tais atividades lhe renderam a profissão de conservadora de arte). A tela a óleo que ilustra atualmente o nosso blog foi confeccionada durante a composição da série intitulada “Épico Eslavo”, obras que retratam os principais fatos da história desse povo. Assim, Jaroslava foi retratada com um lenço que nos remete aos turbantes, acessórios típicos do oriente.

Essa pintura se distancia um pouco dos trabalhos gráficos em art nouveau de Mucha, tendo um toque mais clássico. As simetrias das linhas conduzem nossa atenção para o centro do quadro, onde está retratado o rosto de Jaroslava que, ao mesmo tempo, parece exprimir delicadeza e seriedade. O olhar intenso da jovem nos cativa a atenção, dando a impressão de que, a qualquer momento, ela fará uso da famosa fala das esfinges: decifra-me ou devoro-te! Pelos mistérios que guardam este olhar, seja pelas experiências da própria Jaroslava refletidas na tela ou pelos rostos que passaram diante deste quadro, é que hoje ele se encontra no cabeçalho deste blog: para que nos sintamos indagados a cada miragem de Jaroslava sobre nós.

Retrato da filha de Mucha, Jaroslava. c. 1927-35. Óleo sobre tela. 73 x 60 cm. Mucha Foundation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário