quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Machado de Assis em hiperlinks

Já falamos aqui no blog sobre os clássicos da literatura e a importância de lê-los. Mas, convenhamos, os clássicos não são leitura fácil! Digo isso, não em relação à narração, que, na verdade, é a responsável por cativar o leitor, mas sim, a respeito da assimilação do contexto histórico, dos lugares, dos costumes, enfim, do escopo cultural que envolve todo romance. Às vezes nos deparamos com palavras complicadas, há muito não convencionais, ou somos apresentados a lugares distantes da nossa realidade. Acredito eu que essas são as dificuldades encontradas pelos leitores e que, muitas vezes, tornam-se verdadeiras barreiras para o desempenho de uma leitura harmoniosa.

Ler clássicos, recentes ou remotos, é uma atividade complicada. E assim o é porque eles nos transportam para um outro tempo histórico diferente, geralmente o passado, que também não é tarefa fácil de se compreender. De acordo com o historiador Eric Hobsbawm, o passado, muitas vezes representa, para a grande maioria das pessoas, uma terra de ninguém, uma "zona de penunmbra" de difícil assimilação, principalmente quando há uma mistura entre história e memória. Mas, entender o passado é importante; e poder fazê-lo através da literatura é prazeroso!

Para nos auxiliar na leitura dos clássicos, as editoras têm investido em edições com notas explicativas ou com uma breve apresentação dos costumes da época retratada no romance. A editora LP&M, por exemplo, nas edições da obra de Machado de Assis, além de nos apresentar ao cotidiano carioca do século XIX, ainda conta com uma mapa temático do centro histórico da então capital do Brasil, para que possamos nos familiarizar com a obra e compreendê-la melhor.

Da mesma forma, um grupo de estudiosos comandados por Marta de Senna (mestre em teoria da Literatura pela UFRJ), desenvolveu um site (parte de um projeto de pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio do CNPq e da FAPERJ) sobre a obra de Machado de Assis com o objetivo de disponibilizar online todas as obras do grande escritor, mas com o diferencial de serem acompanhadas por referências identificadas no corpo do texto, ou seja, hiperlinks responsáveis por armazenar informações extras que venham a contribuir para compreensão da obra.

De acordo com o site (http://machadodeassis.net/), "o leitor poderá não apenas desfrutar o romance ou o conto em si, mas também achar, nas notas em forma de links, explicações sobre todas as citações e alusões do texto: tanto as de natureza simbólica (autores, obras de arte, personagens, fatos históricos referidos por Machado de Assis), como as menções a lugares e instituições não-ficcionais (bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro, lojas, teatros, cafés que as personagens machadianas frequentam)".

 Um exemplo encontrado em Memórias Póstumas de Brás Cubas.


Infelizmente, não há a opção de fazer download do conteúdo que só pode ser acessado através de uma conexão de internet. Além disso, tive dificuldades para utilizar o site pelo celular e por e-readers. Mas, espero que essas questões venham a ser sanadas futuramente. Por enquanto, já estou bem contente com a disponibilização das obras de Machado e mais ainda em poder desfrutá-las sem impedimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário