quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Exposição: O Rio de Machado

Estar na cidade do Rio de Janeiro é um privilégio. Além das belas paisagens, da boemia dos cariocas, do clima agradável, a cidade é repleta de histórias. Uma ruela, uma escadaria, um prédio ou até mesmo o recorte do horizonte: tudo está embrenhado pelo testemunho do passado. Cada canto da cidade guarda vestígios das camadas do tempo e poder decifrá-los faz parte daqueles prazeres rotineiros de quem percorre as ruas do Rio. Na verdade, essa é a graça: deixar um pouco os pontos turísticos de lado e embrenhar-se no seu emaranhado de ruas, prédios e pessoas do cotidiano da cidade. 

Por ser um local de referência no mapa brasileiro desde o século XVI, tendo sido, inclusive, capital por 197 anos (de 1763 a 1960), o Rio de Janeiro foi palco dos principais fatos da história do país. Temos maior proximidade com tais acontecimentos através de livros de história que trabalham com propriedade fontes primárias de períodos específicos. Mas é possível se familiarizar com o passado do Rio por meio de referências mais sutis e agradáveis, como os romances da literatura nacional. 

E quando pensamos em literatura e Rio de Janeiro, não há como não citar o nome de Machado de Assis. Além de ser o ícone dos romancistas brasileiros, Machado de Assis é referência em testemunhos do Rio do século XIX e início do XX. Ao narrar as histórias de seus personagens, Machado de Assis também deixa conhecer a paisagem, os costumes, o modo de vida do Rio de Janeiro de sua época. Por meio de seus contos e romances somos transportados a um Rio que não existe mais, mas que, ao mesmo tempo, insiste em se manter presente! É impossível ler as grandes obras de Machado e não criar correspondência com os locais mencionados.

Poder conhecer in loco os espaços nos quais se travaram os grandes acontecimentos do passado é, sem dúvida, uma oportunidade emocionante. E foi essa a experiência que pude desfrutar através da exposição O Rio de Machado. Com idealização e curadoria da Artéria (Daniela Name e Gabriela Dias), a exposição tem por objetivo a divulgação e promoção do acesso à obra de Machado de Assis. Além da ocupação e de seminários no Museu de Arte do Rio (MAR), a exposição é composta também por passeios.

Imagem de dilvugação da exposição.

Ocupação nos pilotis do MAR.

Os passeios literários consistem em visitas guiadas pelos principais pontos do Rio de Janeiro citados nas obras de Machado de Assis. Eles ocorrem todo sábado das 11 às 14 horas e o último acontece no próximo sábado, dia 01 de novembro. Eu participei do passeio de sábado passado, dia 25 de outubro. Nossa concentração se deu nos pilotis do MAR onde foram formados dois grupos compostos, mais ou menos, por 30 pessoas. Nossa caminhada seria orientada pela guia Beatriz Tognarelli ou, simplesmente, Bia. Após as devidas apresentações, fomos conduzidos para o lado de fora do museu, onde nos foi apresentado o Morro da Conceição e a Zona Portuária do Rio e suas manifestações nos romances de Machado, principalmente em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

Narrativa da nossa guia Bia, muito simpática e com tudo na ponta da língua! Próximo do Morro da Conceição.

Logo em seguida, tomamos a direção da Av. Presidente Vargas indo até a igreja da Candelária. Depois das devidas explicações, seguimos pela Rua 1º de Março fazendo uma rápida parada na Rua Teófilo Otoni, conhecida como Rua das Violas no tempo de Machado, onde ficava o escritório de advocacia do tio Cosme, personagem de Dom Casmurro. Dali, nos dirigimos até a Rua do Ouvidor, um dos pontos mais importantes do Rio de Janeiro oitocentista e citado tantas vezes por Machado (Ressurreição, Iaiá Garcia, Memórias Póstumas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó). Depois, seguimos para a Rua Gonçalves Dias para desfrutar um cafezinho na Confeitaria Colombo, importante comércio existente desde 1894 e muito frequentado por Machado.

Confeitaria Colombo. 1. Detalhes da fachada. 2. Interior. 3. Doces. 4. Ladrilhos.

Da Confeitaria, seguimos para a Praça Tiradentes, lugar que se mistura com a vida e a obra de Machado já que ali ficava a tipografia na qual trabalhou ainda jovem. Em seguida, tomamos a Rua do Lavradio até chegarmos ao Largo da Lapa. Em frente aos aquedutos, relembramos os romances que se passam nos arredores, em algum lugar de Santa Tereza, na Rua de Matacavalos (atual Riachuelo), ou na Glória (Iaiá Garcia, Quincas Borba, Dom Casmurro). Logo, chegamos no Passeio Público, palco de importantes acontecimentos em Iaiá Garcia e Dom Camurro. Por fim, nos dirigimos a Cinelândia, onde finalizamos nosso passeio literário.

O passeio, sem dúvidas, foi uma atividade muito agradável. Apesar da longa distância que caminhamos, nem deu pra cansar! Os detalhes dos romances de Machado escondidos nas simetrias do Rio nos transportaram para uma outra dimensão, onde nos esquecemos do tempo e do espaço: quando nos demos conta o passeio já havia terminado. É claro, que há muito mais do Rio na obra de Machado mas, um passeio que abarcasse todos os locais em um único dia seria impossível. Dessa forma, os organizadores da exposição ainda tiveram o cuidado de elaborar um aplicativo compatível para Android e Apple que pode ser baixado gratuitamente. 

Imagens do aplicativo. 1. Abertura. 2. Página principal do romance "Memórias Póstumas".

Nesse aplicativo estão reunidas informações sobre os nove romances de Machado de Assis. Ao clicar sobre um deles, são dispostos os cenários cariocas citados no romance em questão. Além do trecho da obra aludindo ao local, ainda há um mapa para localização, fotografias da época e informações históricas. Além disso, é possível baixar o e-book de cada romance! Com o aplicativo, um amante de Machado de Assis vai poder ter informações extras sobre os locais citados em suas obras e, ainda, poder montar o seu próprio roteiro de passeio. Sem falar que, mesmo com o fim da exposição, vamos poder usufruir dela com um simples toque na tela do celular. Uma ideia simplesmente fantástica!

Depois disso tudo, não há como não se apaixonar mais ainda por Machado e, também, pelo Rio.

2 comentários:

  1. O nome do aplicativo é "Rio de Machado". Basta procurar por essas palavras na playstore. Qualquer dúvida é só acessar esse site: http://www.riodemachado.com.br/

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir