quarta-feira, 16 de julho de 2014

Exposição: Salvador Dalí

Sábado passado, dia 12 de julho, fui com minha amiga francesa Lea conferir a tão esperada exposição das obras do Salvador Dalí (1904-1989) no CCBB do Rio. Só pudemos concordar com nossas expectativas: que a mostra está impecável! São cerca de 150 obras do artista, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, ilustrações, documentos e vídeos.


A maioria das obras é referente ao período surrealista, mas logo no início da exposição já somos apresentados a algumas fases um pouco desconhecidas de Dali, como as obras impressionistas, cubistas e abstratas. Ou seja, é uma exposição bem completa que nos leva a conhecer as várias facetas do artista e a sua evolução artística.

Além das diversas fases, o que mais me chamou a atenção foram as ilustrações que Dalí fez para diversos clássicos da literatura universal. Os desenhos inspirados em Don Quixote de La ManchaO Velho e o Mar e O Fausto são de uma beleza e profundidade incríveis. Aliás, acho que nenhum artista vai conseguir reproduzir tão bem as passagens de Alice no País das Maravilhas!


A museografia da exposição ficou muito boa. As obras estão bem organizadas, dispostas em ordem cronológica e bem iluminadas. No entanto, as legendas foram afixadas com uma certa distância dos quadros, o que dificultava um pouco na compreensão das obras. Outro problema que percebi é referente aos vídeos. O áudio de alguns deles só podia ser acessado por um fone. Logo, se o fone estivesse ocupado, era necessário esperar a pessoa terminar de usá-lo, algo que não é compatível com uma exposição desse porte.

De acordo com a curadora da exposição e diretora do Centro de Estudos Dalilianos da Fundação Gala-Salvador Dalí, Montse Aguer, esta é a maior reunião de obras do artista já feita no Brasil. Na verdade, essa exposição foi criada para o Brasil: cerca de 95% dos trabalhos expostos são inéditos por aqui! Foram necessários cinco anos para reunir todos os trabalhos. As obras vêm das principais instituições colecionadoras do artista: Fundação Gala-Salvador Dalí, em Figueres, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e o Museu Salvador Dalí, na Flórida. Já os livros e documentos foram cedidos pelo Centro de Estudos Dalilianos.

Salvador Dalí fica em cartaz no CCBB-RJ até 22 de setembro e depois segue para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde poderá ser visitada de outubro a dezembro deste ano.


DICA: Chegamos por volta das 10 horas da manhã e não tivemos nenhum impedimento. Saímos em torno de meio dia e a fila já estava do lado de fora do prédio! Portanto, cheguem cedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário